-
Arquitetos: Bruno Rossi Arquitetos
- Área: 175 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:André Scarpa
-
Fabricantes: Ladrilar, Personal Refrigeração, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na área rural de Santo Antônio de Posse, o projeto propõe a utilização de um antigo quiosque coberto com sapê, para criar um espaço que valorize o convívio, o lazer e a contemplação. O Pavilhão de Lazer na represa aproveita o uso de grandes bacias de contenção de água usadas para irrigação das plantações numa fazenda produtora de laranjas.
A intervenção previu, portanto, a demolição das estruturas antigas e construção de novas infraestruturas de apoio. O novo pavilhão, projetado a partir de uma estrutura independente, atravessa o pátio sob o quiosque, em uma implantação longitudinal e paralela ao lago, conferindo escala, direção e fachada ao conjunto. Sua disposição organiza os espaços, criando um ambiente semiaberto, que garante a privacidade de seus usuários, sem obstruir a visão do entorno.
Os serviços do pavilhão são integrados através de uma laje única, com pouco mais de 50m², concebida em concreto armado aparente. Os fechamentos laterais são feitos com ripas de madeira cumaru, ora cobrindo os programas mais fechados como banheiro, ora permitindo apenas organizar os fluxos, como na área de churrasqueira, reforçando assim o caráter longitudinal do pavilhão e promovendo um equilíbrio entre transparência e opacidade.
Nas extremidades do pavilhão, a estrutura de concreto se apoia em paredes de pedra da própria região, abrigando de um lado uma garagem para pranchas e demais equipamentos de lazer náutico, e de outro as duchas que acolhem quem sai da praia ao lado.
Como resultado, o projeto explora sistemas construtivos que expressam a própria natureza dos materiais, em concordância com seu entorno, promovendo a comunicação efetiva entre a nova intervenção e a natureza preexistente.